• Christiano Malgueiro

Ser ágil mesmo sem nunca ter sido

Esse é o dilema do momento: fazer diferente.

Caso você não tenha histórico de implementar mudanças ou elas sempre foram lentas, se conseguiu chegar até aqui sem essa necessidade, ótimo!!! Mas agora vai ter que aprender a reinventar. FATO!


Os méritos dessa caminhada precisam ser exaltados, mas eles sozinhos não resolver a equação que a pandemia colocou na nossa frente.


Imagino algumas formas de enfrentar essa situação e toda elas passam por montar uma equipe específica para promover as mudanças. Não dá para esperar resultados diferentes fazendo do mesmo jeito!

Monte um time para encarar essa situação com você. Traga o seu time financeiro, a sua operação, as pessoas em que você acredita que podem fazer a diferença, e ataque!

Sala de guerra (@Marcus Marques), plano de gerenciamento de crise (@Endeavor), os mais modernos chamam de SQUADs(@LuizaLabs , @cabecadelab). São conceitos que você deve visitar e montar a sua maneira de tratar esse assunto. Se você nunca fez, monte apenas um. Junte a esse time alguém de fora, um conselheiro ou um parceiro de negócios, pode trazer um ingrediente importante: uma visão diferente do business.


Ágil não é "rapidinho" a repetição vai ajustar seu método.

Fazer um grande brainstorming com toda a empresa numa grande sala pode ser bastante frustrante e improdutivo. Independente do seu estilo, seja mais agressivo do que você já foi antes. Corra mais riscos!!!


Acompanhe tudo de perto mas dê autonomia. De verdade: menos julgamento, tolerância ao erro, porque aqui o time errar rápido ..... e ACERTAR também!!!

Peça uma forma simples e visual de acompanhamento. Na parede mesmo, um Kanban simples - ótimo resumo do livro no@resumocast - Kanban – David J. Anderson




Prefira as iniciativas digitais. Se a ideia é ser ágil esse é o caminho. Novos produtos/serviços, novos modelos e condições de comercialização, novos contratos com fornecedores, etc.


Elejam 2 ideias que possam ser colocadas em prática em curtíssimo prazo e EXECUTEM. Meçam os resultados diariamente e revisem o plano semanalmente. Depois + duas e assim ciclicamente, ajustando o curso de acordo com o aprendizado: Ajuste o time, ajuste o curso, aprenda, reformule e continue fazendo

Se nenhuma das iniciativas trouxer um resultado expressivo, continue fazendo, a partir daí você ganhou o mais importante: a capacidade de implementar mudanças e aprender como esse ciclo funciona.


Parabéns, acabou de tornar sua empresa mais ÁGIL

Muito boa sorte, energias positivas e sucesso!!!

Um forte abraço,

Chris Malgueiro

0 visualização

Entre em contato conosco

+55 41 99126-4455

  • Black LinkedIn Icon
  • Black Facebook Icon